BUSCAPE E BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

UOL

jacotei

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brasília hoje:












Vitrine metálica: Brasília Palace Hotel

Predominantemente composto por estrutura metálica, o Brasília Palace Hotel é a única exemplificação do uso do aço nacional em Brasília. Segundo muitos especialistas, foi a partir daí que a aplicação do aço disseminou-se pelo resto do país, ainda inexperiente na estrutura. O Brasil possuía algumas obras em estrutura metálica em São Paulo e Minas Gerais, construídas cerca de dez anos antes de Brasília.

As obras do Palace começaram em setembro de 1957. Para a construção do edifício foram usadas 905 toneladas do aço de origem brasileira: fora produzido pela FEM, pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, atual capital do aço. O transporte era feito de trem até Anápolis (GO), e de lá seguia via caminhão pelas precárias estradas até Brasília.

Paulo Andrade, conta uma história curiosa, fruto justamente do difícil transporte de cargas para a região. "Um dia a obra parou porque faltavam peças, e a FEM foi avisada. Mas a fábrica dizia que tinha enviado as peças, porém, elas não haviam chegado. Alguma coisa tinha acontecido no caminho, e foi aí que descobriram: o caminhão que estava carregando as peças encalhou e caiu no barranco. A estrada era "tão boa" que ninguém percebeu".


Salão Athos do Brasília Palace Hotel
E então surge a pergunta: por que apenas o essa obra recebeu estruturas metálicas nacionais em sua construção? Por causa da urgência da obra, "Brasília estava começando e precisava de um abrigo, um hotel. A estrutura metálica vinha para atender a urgência da necessidade; não dava tempo para construir o concreto, nem aguardar as importações, como aconteceu com a estrutura dos Ministérios. Precisava abrigar os técnicos e toda aquela gente que ia trabalhar em Brasília", explica o engenheiro.

Fizeram parte da equipe de montagem do Brasília Palace Hotel cerca de 20 trabalhadores, todos funcionários da FEM. O prédio foi construído em cinco andares, incluindo um subterrâneo. A estrutura metálica foi montada em menos de quatro meses, e o diferencial é que elas eram rebitadas, e não parafusadas ou soldadas, como acontece atualmente.


Juscelino ouvindo a Copa de 1958 no Brasília Palace
O Brasília Palace Hotel foi o primeiro edifício da capital federal, inaugurado em 30 de junho de 1958, mesma data de inauguração do Palácio do Planalto e da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Como principal abrigo para as autoridades que passavam pelo canteiro de obras de Brasília, o Palace foi o quartel-general da capital em construção.

Em 5 de agosto de 1978 o prédio foi vítima de um incêndio, culminando no fechamento do hotel. Depois de quase 20 anos abandonado, o Brasília Palace Hotel foi reformado e restaurado sob a supervisão de Oscar Niemeyer, e hoje o estabelecimento opera normalmente, com 114 apartamentos distribuídos em três andares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário