BUSCAPE E BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

UOL

jacotei

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Inicio de Brasília.



Projeto

Em 1957, o arquiteto Oscar Niemeyer, eleito por JK o responsável pelos projetos dos edifícios da cidade, abriu um edital para eleger o autor do plano urbanístico de Brasília. O arquiteto Lúcio Costa saiu vencedor e implantou conceitos modernistas na construção da cidade. Dessa forma, em seu chamado "Projeto Piloto", Costa privilegiou o automóvel como meio de transporte: foram eliminados os cruzamentos através de retornos em desnível. Outra característica foi organizar blocos de edifícios afastados construídos em pilotis sobre grandes áreas verdes, e a opção por superquadras nas áreas residenciais, com 250 metros de comprimento, por exemplo. O cuidado era separar o tráfego de veículos do trânsito de pedestres.

Com tanta modernidade, as ideias de Lúcio remetem a projetos e conceitos internacionais, como os do arquiteto francês Le Corbusier e do alemão Hilberseimer. A cidade foi projetada sob forte influência de ideais socialistas: as moradias pertencentes ao governo também seriam utilizadas e ou habitadas pelos funcionários públicos.

Em formato de avião, Lúcio Costa desenhou Brasília, partindo do traçado de dois eixos cruzando-se em ângulo reto como o sinal da cruz. Nas palavras do próprio: "nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz" Um destes eixos leva às áreas residenciais, e é levemente arqueado, o que caracteriza o formato de avião à cidade. O outro eixo, denominado Monumental, possui 16 km de extensão e abriga os prédios públicos e os palácios do Governo Federal, no lado leste. No centro, a extensão é sede da rodoviária e da torre de TV. Já no lado oeste, ficam os prédios do Governo do Distrito Federal.

Sendo assim, Brasília é constituída por: Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Norte e Sul, Vila Planalto, Setor de Áreas Isoladas Norte – SAIN, e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo, e Judiciário.

Similiaridade entre o projeto de construção e o mapa da cidade de Brasília:
(Clique nas imagens para ampliá-las.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário