BUSCAPE E BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

UOL

jacotei

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brasília Capital do País...



Fruto do plano de metas "50 anos em 5", de Juscelino Kubitschek, Brasília foi projetada para ser a capital federal do país. Em 21 de abril de 2010, a cidade torna-se cinquentenária, abrigando não só os poderes federais brasileiros, mas também esplêndidas obras arquitetônicas.

Dentre as grandes construções da época do nascimento da capital, o Portal Metálica destaca o Brasília Palace Hotel - a única obra construída com ligas metálicas nacionais. Servindo de vitrine para o aço, o Palace é o primeiro hotel da cidade, construído para abrigar as autoridades e os ilustres profissionais que iniciavam a construção da capital federal.

Confira os detalhes do surgimento de Brasília, e o papel do aço como catalisador da construção da cidade.

Pisando no acelerador: a introdução do aço na construção

Com obras tanto em concreto armado como em estrutura metálica, o aço foi fundamental para que a construção da cidade ficasse pronta a tempo, em menos de um mandato presidencial. E apesar de sua fama concretista, Niemeyer se rendeu ao aço para o início da construção da capital justamente pelo fator tempo. "A construção de concreto não deixa de ser um artesanato, o qual você usa formas, você molda", comenta o engenheiro Paulo Andrade, que na época trabalhava na FEM (Fábrica de Estruturas Metálicas), a única fornecedora de estrutura aço brasileira que participou do início da construção de Brasília. Por ser um sistema de construção industrializada, as estruturas metálicas permitem maior rapidez com melhor distribuição dos períodos de tempo durante a obra.
A opção foi, então, construir a partir de estruturas metálicas, que depois seriam revestidas de concreto. Grande parte do aço utilizado nas obras vinha dos Estados Unidos, como o que foi utilizado nos ministérios e nos anexos do Congresso. Calcula-se que o total importado chegue a 15 mil toneladas do material. Para chegar a Brasília, tanto o aço quanto o cimento eram transportados por caminhões que enfrentavam estradas em estado absolutamente precário de conservação.

O grande obstáculo do uso de estruturas metálicas no Brasil, naqueles tempos, era a falta de mão de obra especializada. Logo, o manejo das construções com aço foi delegado a uma empresa americana, a Reymond Pill, estabelecida no Brasil como Construtora Planalto.

O aço combinado ao concreto permitiu a construção de grandes vãos com vigamento e pilares extremamente esbeltos. A combinação foi utilizada nos prédios do Ministério, mas o destaque do Portal Metálica vai para uma construção em específico: o Brasília Palace Hotel. Confira abaixo algumas imagens do final da década de 50, ocasião em que o hotel foi construído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário